sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Mário Quirino - O Poeta de Bananeiras



EM MINHA TERRA TEM

Em minha terra tem poeta
que escreve lindas poesias
por isso eu mostro esta
com prazer e muita alegria.

Em minha terra tem escritos
que escreve bons livros,
por isso agora eu estou
apresentando aos amigos.

Em minha terra tem quadrilha
e também festas juninas,
em minha terra tem maravilhas
criadas epla inspiração divina.

Em minha terra tem artesão
que faz um trabalho bonito
aqui em minha querida região
muitas coisas tenho visto.

Em minha terra tem pífano
que é uma cultura regional,
por isso contente eu fico
neste Colégio Estadual.

Em minha terra tem desenhista
que desenha muito bem,
por isso minha terra é rica
com tantos gênios que tem

13 comentários:

___FR@NK___ disse...

O blogger ta massa poderia ter algumas animações mas ta bom.________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

POETA - MÁRIO QUERINO disse...

VAI DEIXAR TUDO QUEBRADO?

Visitei a Entidade Escolar
E fiquei surpreendido,
Vi alunos querendo quebrar
As portas e não sendo punidos.

O que me chamou a atenção
Foi à falta de importância
Da parte da própria Direção
Que presenciava a distância.

Ao assistir aquela bagunça,
Fiquei muito admirado,
Meu coração isso pergunta:
“Vai deixar tudo quebrado?

Agora se dispõe meu amigo,
São recursos de seu bolso,
Não tome tanto prejuízo,
Somente para fazer gosto

Aos amigos adolescentes.
Sei que você não é daqui,
Mas reclama a esta gente
Que tudo quer destruir!”

Então deles me aproximei
E lhe falei como amigo:
Visito pela primeira vez
Este ambiente educativo,

Posso fazer uma pergunta
A vocês caros estudantes?
Todos param e assuntam,
Contudo, eu fui avante.

Então eu disse bem assim:
Quase todos vocês têm
Uma casa que não é ruim,
Há portas de vidro também,

Paredes essências e bonitas,
A casa é todinha encerada,
Não quebram, não riscam
Pra entrar deixam na calçada

O calçado que usam.
Quando vêm para cá,
Bagunçam que abusam
E tudo querem quebrar.

Isso não é certo, amigos,
Aqui deveria ser preservado,
Pois é um lugar educativo
Que deixa vocês formados

Para o mundo do comércio.
Então acho que vocês
Assim não estão certos.
Mais um pouco eu verei

Vocês querendo zelar
De Entidade como esta.
Daí vocês vão lembrar
Das palavras do poeta.

Mário Querino – Poeta de Deus

POETA - MÁRIO QUERINO disse...

JAMAIS DEIXE DE COMENTAR

Sempre quando eu visito
Algum ambiente feliz,
Muito curioso eu fico
E meu coração diz:

“Faz uma boa reflexão
Sobre tudo o que viu,
Depois faz a descrição
Do que você leu e sentiu.

Pois tudo deve ficar
Registrado no mundo,
Para o povo lembrar
E sentir desejo profundo

De ler, refletir e praticar
Com alegria e gosto.
Jamais deixe de comentar
Nem que seja um pouco!”

Então, eu olhando o Mural
De um Centro Educativo,
Li uma frase excepcional,
Alguém me fez um pedido:

“Redige sobre este assunto,
Eu acho muito importante
Sempre eu me pergunto
E procuro ir muito avante:

O que faz o bom aluno?”
Então comecei a rabiscar
E a mostrar bom rumo,
Tintim por tintim sem faltar

O amor, o mais importante.
O bom aluno sempre faz
As tarefas constantes
Para aprender muito mais,

Interessa-se pelo plano
Que a Escola aplica,
Durante todo o ano
Que na Escola fica,

Presta bem atenção
E com o assunto se alegra,
Gosta da orientação
Dos mestres e dos colegas,

Gasta o tempo inteiro...
Quando não entende
Faz do livro companheiro,
Ler é o que mais pretende,

Pesquisa bem os temas
Que foram propostos,
Ler textos e poemas
De desejo próprio,

Traz conteúdo novo
Para dentro da sala.
Discute com prazer e gozo
E deixa divertida a aula.

Sempre visita a Biblioteca,
Ler livros interessantes,
É óbvio, não tem do Poeta
Que escreve neste instante

Porque não tem publicado.
O bom aluno faz
Tudo com amor e cuidado
E o Mestre se satisfaz.

Tem grande prazer,
Comenta para os amigos
Que gosta de ver
O bom aluno enaltecido.

Obviamente no futuro
Terá a sua vaga garantida,
O seu emprego será seguro
E a Empresa bem sucedida.

O bom aluno respeita
A equipe de mestres,
Deixa feliz e satisfeita
E todos se engrandecem,

Comenta com os pais
A respeito da Escola,
Acha bom tudo que faz
E estuda sem perder hora.

Mário Querino – Poeta de Deus

POETA - MÁRIO QUERINO disse...

CADÊ A MINHA REALIDADE?

Dia sete de setembro passou
E não houve o desfile gentil,
Que sempre a gente desfilou
Por todo o nosso Brasil.

Nesta região havia
Banda para tocar
E todo mundo via
O povo na rua marchar.

Já faz alguns anos
Que não existe mais,
Neste cantinho baiano
A comemoração que se faz

No dia sete de setembro.
Achava muito importante,
Por isso ainda me lembro
Do tempo de estudante.

Já fiz papel de Dom Pedro,
Quando eu era adolescente,
A espada me tirava o medo
E o receio de tanta gente.

Porém, hoje, tudo mudou,
O povo está civilizado
E nunca mais desfilou
Assim como no passado.

Não sei qual o motivo
De extirpar deste jeito,
Achava tão significativo
E nos trazia um respeito

O grito da Independência,
Que todo ano o povo
Com muita veemência
Ouvia com fé de novo:

“Para o bem de todos
E felicidade da nação,
Digo a este amado povo
Que fico!”Com satisfação,

Eu também já gritei
Na Praça de Bananeiras,
Quando eu desfilei
Sem nenhuma brincadeira.

Fizeram-me uma barba
Como a de Dom Pedro,
Obviamente isso me dava
Uma postura sem medo.

Realmente o Hino Nacional
Chamava-me a atenção,
Era o momento lacrimal
Dos meus olhos e coração.

Muitas vezes a gente ia
Para a cidade vizinha
E comovido assistia
O desfile da região minha.

Hoje todo mundo acha
Que já é independente.
Por isso não carece marcha
Assim como antigamente.

Se nós analisarmos bem,
O Brasil não tem brasileiro.
Pois não vemos ninguém
Se doando por inteiro.

O povo vê na televisão
Os interesses próprios,
Não para o bem da nação,
Mas sim de seus negócios.

Lembro o sete de setembro,
Quando ainda adolescente.
Crianças choravam querendo
Assistir os desfiles decentes.

Como era tão difícil carro
Aqui em nossa região,
A gente pagava muito caro
A passagem de caminhão.

Muitos iam de animais
Assistir o desfile na cidade.
Pois era bonito de mais
E era a nossa realidade.

Todavia, hoje tudo mudou
As Escolas não têm prazer,
O brasileiro desconsiderou
E a cultura eu já vi morrer.

Bananeiras está sem graça,
O sete de setembro esfriou,
Ninguém vê mais marcha,
Até a Igreja já descartou

Os pífaros e os zabumbas,
Os fogos já estão escassos
E o mar de vaidade inunda
Os nossos corações fracos.

Como dói essa vaidade
No coração do Poeta!
Cadê a minha realidade,
Por que ignoro esta?

Mário Querino – Poeta de Deus

POETA - MÁRIO QUERINO disse...

CONFUSÃO DAS PALAVRAS

Hoje à tarde peguei a caneta
E procurando o que escrever.
Estava vazia a minha cabaça,
O motivo eu não sei dizer.

Então comecei a rabiscar,
As palavras foram chegando,
Cada qual em seu lugar
E a poesia se formando.

Daí eu fui tomando gosto,
E escrevendo lentamente,
Cada minuto, um pouco
E assim a minha mente

Foi se abrindo mais e mais,
Muitas palavras apareciam,
Contudo, ficaram para trás
Sem participar da poesia.

Então, eu prometi a elas,
Que as escreveria depois,
Formando uma poesia bela,
E assim combinado foi.

A mente ficou repleta
De palavras fiéis e amigas,
Só a mente de um poeta
É tão amigável e querida.

A mente já não cabendo,
Descem para o coração,
Lá estão todas querendo,
Já criaram uma confusão.

Uma grita assim: “Sou eu,
Que vou rimar primeiro!”
Outra já diz: “Meu Deus,
Amo este Poeta brasileiro

E não há tempo para mim,
Minhas amigas não deixam
Eu falar pra ele assim
A minha grande queixa:

Hoje tira um tempo amigo,
Para você me atender,
Quero estar nos seus livros
Que você quer escrever!”

Outras dizem com razão:
“Queremos participar agora,
Então prepare a sua mão
Para escrever até a aurora.

Você diz que é um poeta,
Então se vire amigo,
Queremos estar nesta
E também nos seus livros.

Escreva-nos nesta tarde
Para o mundo nos ler
Com amor e felicidade,
Daí refletir e depois dizer:

‘Estas palavras brasileiras,
Hoje querem se organizar,
E seu Poeta de Bananeiras,
Com amor quis rabiscá-las’!”

O que eu posso agora fazer
Para escrever tanto?
Não tenho tempo de comer,
Quando paro num canto

Para dormir e descansar,
As palavras me aparecem
E tenho que me levantar,
Senão elas se aborrecem

E me fazem chorar de dor,
Dor de abandono.
Por isso sempre estou
Esquecendo-me do sono.

Alguém já me perguntou:
“Por que você não vende
Por um alto valor?
Sei que todos pretendem

Possuir um bom livro seu!”
Eu respondi com lágrimas:
Um Poeta de Deus,
Jamais vai vender palavras.

MÁRIO QUERINO – POETA DE DEUS

POETA - MÁRIO QUERINO disse...

POETA É COMO UM PREFEITO


Uma Palavra perguntou:
“Por que não sou usada
Pelo Poeta nas poesias,
Que me deixam isolada?”


O Poeta respondeu assim:
Poeta é como um prefeito,
Contrata só um da família
E todos ficam satisfeitos.


Você ainda não foi usada,
Porém, muitos sinônimos
De você já foram escritos,
Inclusive por fenômenos.


Você que não tem o saber
Que há Palavra na poesia
Que é realmente do grupo
Que você vive com alegria.


A Palavra pediu o exemplo
De Palavra parenta usada,
No dia a dia do bom Poeta.
Esta coisa foi bem revelada


E lhe deixou bem contente.
O Poeta transcreveu “Jesus”,
Que significa Deus conosco.
A Palavra se encheu de luz


E admirou o seu bom Poeta
Que responde tudo com paz,
Amor, virtude e inteligência
E sempre com saber satisfaz


A todos que fazem perguntas.
A Palavra não sabia que “Jesus”
Era a Palavra mais notória,
E a muitos significados conduz.


Por exemplo, Cordeiro de Deus,
Líder, Senhor, Mestre, Messias,
Salvador, Filho, Advogado, Paz,
Graça... Todas citadas na poesia.


A Palavra ficou muito admirada
E disse para o seu bom Poeta:
“Você tem saber e inteligência,
Você responde na hora certa,


Toda Palavra tem o significado,
O Poeta sabe muito disso,
Embora, não seja intelectual
Mas se torna um bom político.


Escreve uma Palavra notória
De um significado perfeito.
Para ganhar a credibilidade,
Como faz o sabido Prefeito!”


Este mundo funciona assim,
Esta é a mais pura realidade.
A Palavra tem as suas razões,
Ela não sabia da verdade.


Procurou ao amigo Poeta
Que lhe deixou esclarecido,
Pois, dúvida não deve existir
Se há um Poeta tão amigo.


Mário Querino – Poeta de Deus

POETA - MÁRIO QUERINO disse...

QUASE MEIO SÉCULO DE VIDA


Sei que mais sete meses
Completarei meio século,
Por isso falo para vocês
Que já é grande sucesso.


Agora, cada momento
Que da vida eu desfruto
Com o contentamento,
Falo-lhes que já é lucro.


Meu cabelo está pintado,
A barba embranquecendo,
O meu rosto já engelhado
A visão eu estou perdendo,


Já não tenho mais o rojão,
Está enfraquecido o grito,
Não é boa a minha audição
E vive abatido meu espírito.


Minhas mãos perdem o tato,
Minha mente mais inspirada,
Os pés não dão bons passos
E acham longe esta estrada.


Porém, eu tenho que lutar
Até chegar o meu fim.
Alguém até ousou me falar
Que a minha vida está ruim


E só tenho uma influência,
Que eu devo me prostrar,
Todo mundo nisso já pensa,
Contudo, jamais vou parar.


Eu tenho muito que fazer
E não devo me acomodar,
Se o país não admira você,
Sem mim jamais quer ficar.


Por isso o Brasil nunca vai,
Ninguém quer mais ajudar,
Acha que não presta mais,
A não ser para ocupar lugar.


Eu já penso muito diferente,
Agora que eu devo trabalhar
E mostrar aos adolescentes
Que devemos sempre lutar.


Agora já temos a condição
De ajudar o nosso país,
Porque não temos precisão,
Já temos o nosso pão feliz.


Mário Querino – Poeta de Deus

POETA - MÁRIO QUERINO disse...

ESTUDO VISANDO SALÁRIO

Tentei fazer uma enquete
E descobrir a boa vontade
De quem sempre enaltece
Uma Escola ou Faculdade.


Perguntei ao estudante
De uma Escola primária:
Você acha importante
Passar a manhã na sala?


O estudante falou assim:
“Eu gosto de ir a Escola,
De estudar eu acho ruim,
Aos livros nem dou bola!”


Eu fiz a mesma pergunta
Ao estudante adolescente,
Ele me olha e assunta
E responde alegremente:


“Eu só vou ao Colégio
Para não ir à roça,
Mas nos livros nem pego,
Estudar ninguém gosta!”


A pergunta foi dirigida
Ao jovem universitário,
A resposta foi divertida:
“Estudo visando salário,


Na verdade, eu não gosto.
Aula não é coisa de gente,
Assisto porque não posso
Ter o diploma facilmente!”


Isso é um grande fracasso,
Deus quer abrir a mente
E deixar um bom espaço
Para a palavra inteligente.


Contudo, pude perceber
Que o aluno é obrigado
A possuir não um saber,
Mas um lindo certificado.


Como será profissional
Criativo e capacitado?
Não pesquisa o essencial
Pra ficar bem informado?


Existe professor que fica
A vida inteira na rua,
Não ler histórias bonitas
Para contar na sala sua,


Não assiste um Jornal,
Não acessa a Internet,
Não contempla o Mural
E um saber não merece.


Visitei um bonito Colégio
E fiquei muito admirado,
Achei a falta de privilégio
De um importante recado.


A Direção colocou o aviso
No Mural dos Professores,
Fiquei muito surpreendido,
Vi a falha dos educadores


Que não tinham observado
Um aviso tão importante.
Quando revelei inocentado,
Todos ficaram radiantes.


Pois era ótimo o conteúdo,
Oferecia grande promoção
Os mestres perderam tudo
Por uma falta de atenção.


A Coordenadora publicou
Uns 15 dias antes no Mural,
Venceu e nenhum professor
Sabia do importante Edital.


Depois que eu demonstrei,
Todos ficaram lamentando.
Então admirado eu pensei:
Nem Mural estão olhando.


Mário Querino – Poete de Deus

POETA - MÁRIO QUERINO disse...

O SABER POÉTICO NÃO SE APRENDE

Não há coisa melhor do que fazer
Uma poesia para os amigos,
Quem sabe ler bem e redigir,
Pode escrever bastantes livros,

Contudo, uma poesia precisa
De um dom muito especial.
Nem todo autor ou escritor
Constrói uma poesia ideal.

O saber poético não se aprende,
É o Senhor Deus quem nos dar,
Se aprendêssemos, todos seriam
Poetas para sobre o amor falar.

Há pessoa que tem vontade
De ser bem inspirada na vida,
Então organiza umas palavras,
Mas não são bem sucedidas.

Mário Querino – Poeta de Deus

POETA - MÁRIO QUERINO disse...

NA VELHICE EU NÃO AGRADEÇO

Lembro-me de quando eu
Era ainda um adolescente,
Assistia um bate papo
De até jovens inteligentes.

Então um pergunta assim:
“Agora ou na sua velhice,
Você quer ter a vida boa?”
O não inteligente disse:

“Se Deus não me der agora,
Na velhice eu não agradeço,
Sendo velho nada posso fazer
E velho perde o seu apreço.

O jovem inteligente replicou:
“Eu quero no meu envelhecer,
Porque agora tudo eu posso...
Na velhice vou me enfraquecer

E preciso de um bom descanso,
Para melhor no mundo viver!”
Então passou o tempo e Deus
Concede riqueza e muito poder

Aquele jovem não inteligente,
Que gastou tudo com drogas,
Mulheres, comidas e bebidas.
O jovem inteligente se inova

Para acompanhar a evolução.
Hoje ao chegar a sua velhice,
O jovem não inteligente olha
Com um olhar muito triste

E tem inveja do velho amigo,
Pois tem uma vida de miséria
E por não ser um inteligente
Diz: “Senhor, quem me dera

Eu ter uma vida boa assim!
Este amigo era tão pobre
E agora está assim tão rico,
Enquanto eu era um nobre

E hoje estou nesta miséria!
Queria ser pobre no início
E ter esta boa vida agora,
Tudo que tive joguei no lixo

Agora padeço necessidade,
Enquanto o pobre amigo
Tem de tudo nesta vida,
E é um varão bem sucedido!”

Mário Querino – Poeta de Deus

POETA - MÁRIO QUERINO disse...

A POESIA CURA AS FERIDAS

A poesia é a minha vida,
Sem poesia não sei viver.
A poesia cura as feridas,
Por isso gosto de escrever.

Sem poesia o Universo
Não teria tanta beleza,
Quem ler lindos versos
Muda logo sua natureza.

A poesia enche o coração
De prazer, amor e alegria,
E transborda de emoção
A vida de quem ler poesia.

Poesia é resplendor da vida
E alegra um coração triste,
A terra só é assim querida
Porque a poesia existe.

Hoje 14 de março é
O lindo dia da poesia,
Por isso escrevo com fé,
Feliz e com muita alegria

Esta poesia para você.
Espero ler com atenção,
Sinta alegria e o prazer
E aceite de todo o coração

A poesia que cura ferida
Que há dentro do peito,
Porque a poesia é vida
E seu sentido é perfeito.

Mário Querino – Poeta de Deus

POETA - MÁRIO QUERINO disse...

VÁ À ESCOLA


Hoje é um dia especial
E devemos lembrar toda hora,
Que nossa família
Deve estar na Escola.


Porque o fundamento
Disso tudo
É mostrar para o pessoal
Que o estudo


É a base mais importante
Do nosso viver.
O mundo sem Escola
Não pode se desenvolver.


Uma família é construída
Na base da Educação,
Devemos estar sempre ligados
Na orientação


De cada Professor.
Uma família que não tem
Um princípio instrutivo
Não vai muito além.


Por isso temos aí
Este grande dia,
E devemos comemorar
Com muita alegria.


Este dia vai ficar
Em nossa memória,
Porque é o dia da família
Na Escola.


Tudo que sabemos aqui
Foi aprendido,
Então vá à Escola
Para ser sabido.


Sem Escola não dá,
Sem família é pior,
Por isso vá à Escola
E desfrute o melhor,


Que é o saber acompanhado
De paz, amor e partilha,
Amigo, vá à Escola
Com sua família.


Mário Querino poeta de Deus

Veja mais o meu Blog

POETA - MÁRIO QUERINO disse...

12 DE JUNHO, DIA ESPECIAL DOS NAMORADOS

Hoje são 12 de junho,
Faço de próprio punho
Esta linda canção.
Ofereço ao meu amor
Que dá alegria e calor
Ao meu terno coração.

Hoje é um dia especial
Que vai subir o astral
Dos ternos namorados.
Todos estão contentes
E comprando presentes
Como bons apaixonados.

Que este grande amor
Tenha sempre esplendor
Durante toda uma vida.
Não só neste dia eu seja
O amante que deseja
A minha terna querida.

Que a minha amada seja
O que meu coração almeja
Neste tão romântico dia.
Hoje é dia dos namorados
E também dos casados
Que se amam com alegria.

Que Deus sempre oriente
Os casais inteligentes
Que se amam pra valar.
Que Deus dê entendimento
E controle os pensamentos
Dos que não sabem viver.

Agora eu agradeço a Jesus
Que nos dá atalhos de luz
Para andarmos muito bem.
E para todos os casais
Quero cantar mais e mais,
Parabéns, parabéns...

Mário Querino – Poeta de Deus