terça-feira, 22 de julho de 2008

Ozeni Lima: nossa "catadora de histórias"








Sobre a Escritora Ozeni Lima
Ozeni Lima nasceu na fazenda Bebedouro, Município de Antônio Gonçalves, Bahia, em 1962. É funcionária pública e professora de Literatura. Mora em Santos, cidade litorânea de São Paulo.
Em 1992, numa produção independente, publicou o livro de poemas e crônicas, TRANSPARÊNCIA.
Recebeu vários prêmios, inclusive o de Revelação em Literatura do ano, 1997, da Sociedade de Cultura Latina no Brasil, Mogi das Cruzes, SP, com o livro de crônicas CASABERTA.
Em 2006, seus livros participaram de vários eventos em Munique, Alemanha, entre eles: "Exposição de Livros Brasileiros", no Goethe Institut, e "Exposição de Autores e Ilustradores Brasileiros para Crianças e Jovens", no Interim Theater, quando foi feita a leitura de alguns dos seus poemas, especialmente escritos para a ocasião.
Escreveu DIETA DO ESPÍRITO – O Equilíbrio da Existência – publicado em 2007 pela Giz Editorial, São Paulo-SP.
Considera-se uma catadora de histórias. Afirma não ser autora exclusiva de suas obras. Acredita que as idéias são sementes divinas, soltas no universo, à disposição de todos. Aproveita a intimidade que tem com a vida para catar as melhores histórias.





LANÇAMENTO NACIONAL
20º BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO 2008






A Magia do Pico do Quilombo
Valter e Toninho estão de férias e são convidados por Seu Monteiro, um experiente caçador, para procurar o tesouro do Coronel Paulino que, segundo boatos, estaria enterrado debaixo de uma aroeira bem no Pico do Quilombo – um antigo refúgio dos negros que fugiam das garras de seus senhores no século XIX.Os aventureiros embrenham-se na mata, porém, deixam de seguir os conselhos do esperto caboclo Justino que garante conhecer os segredos do Pico do Quilombo.Por não levarem o fumo que a rainha da mata, Dona Caipora, tanto gosta, são amarrados, por ela, no tronco de uma árvore que não pára de crescer.Frustrados, voltam para a Fazenda Santa Efigênia e, no dia seguinte, recomeçam a aventura. Todavia, se deparam com o Saci que pede cachaça em troca de suas preciosas informações. Sem elas, não encontrarão o tesouro.Os caçadores confiam nas incríveis histórias do moleque travesso e se dão mal. Após enfrentarem dificuldades, Seu Monteiro, Valter, Toninho e os cães de caça Vaga-lume e Baú, são transformados em pássaros, pela feiticeira Soledad, que mantém o escravo Dodô sob sua magia, transformado em escravo-cobra desde o século XIX.Com a ajuda do homem-passarinho, os caçadores preparam uma armadilha para a feiticeira, conseguem prendê-la, desvendam a Magia do Pico do Quilombo e encontram finalmente o surpreendente tesouro do coronel Paulino.





Nenhum comentário: