sexta-feira, 1 de agosto de 2008

De Itinga da Serra para Antonio Gonçalves

HISTÓRICO
De Itinga as Serra para Antonio Gonçalves

Itinga: palavra de origem indígena significa água branca.

Antonio Gonçalves: nome dado em homenagem a um médico, nascido em 22 de novembro de 1877, em Campo Formoso – BA, notável por sua atuação política e assistencial em toda região. Morreu em 04 de agosto de 1945.

De Itinga as Serra para Antonio Gonçalves

Os registros mais antigos de Antonio Gonçalves remontam a 1910, a partir de uma fazenda de cana-de-açúcar situada às margens do rio Água Branca, propriedade de Antonio Pereira Guirra.A história conta que a região era originalmente habitada por índios Tapuia. Há mais de três séculos, porém, vinha sendo desbravada por padres missionários da Ordem dos Franciscanos a partir da fundação do “ Arraial de Missão de Nossa Senhora das Neves de Saly."
Da fazenda denominada Água Branca, teria surgido o povoado Pau-Ferro, nome de uma frondosa árvore que, à beira do ri, impressionava pela resistência de sua madeira, quase tão dura quanto o ferro!
A construção da estrada de ferro pela Leste-brasileira, ligando Senhor do Bonfim a Pindobaçu, alterou em definitivo o curso de crescimento de Pau-Ferro, deslocando o povoado para perto da estação ferroviária, surgindo assim o povoado de Itinga, em 1916. Tais desavenças gerou pelêmicas e hostilidades entre os chefes políticos de então, representados pelo Sr. Antônio Pereira Guirra- em defesa de Pau-ferro e pelo Sr. Gautier José Lopes, que liderava os movimentos de mudança, consumado com a transferência da feira livre do povoado de Pau-Ferro para o povoado de Itinga, ocorrido em 1917.
Assim como a Estação, o Pontilhão Ferroviário, encerra grande significado cultural na história de Antonio Gonçalves, inaugurado em 1913, foi construído com a participação do mestre -de- obras manoel João Matrins Catarino.
Solicito a todos que saibam de fatos, acontecimentos importantes ou datas participem comigo na contrução do Histórico de nossa Cidade

Nenhum comentário: